81'

"(...) Fiquei pensando quem iria ler aquilo tudo. Mas, por outro lado, quem escreve não fica pensando nisso; escreve porque quer escrever. Depois, quem quiser que o leia - espera o escritor, e esperamos nós (...)". * Livro: Maria Madalena, A Mulher que Amou Jesus

20 de set. de 2007

O Grande Mestre de Cerimônia

"Hey, Mr. Dj, Put a record on, I wanna dance with my baby"...
Pense em uma música dançante de que goste. Agora, imagine-se ‘bailando’. Depois encontre o par perfeito. Preste atenção nas luzes que lhe cercam: coloridas, vibrantes, oscilantes. O som é contagiante e felizmente inebriante. Para que possamos materializar este momento, nada melhor do que um bom e experiente "Disck Jockey" (Dj), que embala por horas e mais horas, milhares de pessoas que buscam a batida perfeita para dançar, para se divertir. São profissionais que vem se transformando em astros das mais diversas ‘tribos’ da música eletrônica. Desde os Anos 50 estão aí, na pista. Atualmente aliam tecnologia à criatividade, depois misturam tudo com a cultura Pop e em seguida servem como prato principal remixes. E como acompanhamento, que tal um Dj com presença de espírito?

Offer Nissim. Você já ouviu, leu algo referente a este nome? Existem grandes probabilidades da resposta ser positiva, mas para aqueles que ainda amargam o desconhecimento deste artista, restam algumas chances para entender do que escrevo nas próximas linhas. Para compensar tal falta de conhecimento, indico claro, um rápido acesso a um site destes de pesquisa na rede mundial de computadores, ou então, procurar pelas músicas que levam a sua assinatura. Mas quem não entender nada ao ouvir as batidas rítmicas e ‘swingadas’, acompanhadas de diferentes vozes, também recomendo a Internet, mas desta vez naquela “home” tão famosa de vídeos. Offer Nissim, não é cantor, pelo menos até onde eu saiba, mas é Dj e produtor musical. O que para ele vai além de comandar as “pick-ups” em clubes e ficar trancafiado em estúdios de gravação.

Offer Nissim é Dj residente de uma das mais badaladas pistas de Tel Aviv, Israel, e como já ouvi e li em muitos materiais promocionais das suas apresentações, o cara é considerado um herói na terra-natal. Passou a reunir milhares de pessoas aqui, no lado Ocidental do planeta, com o poder dos seus sets. Ícone do universo gay, atualmente é referência de talento e sob as experiências de tê-lo visto em todas as suas apresentações no Brasil, que já somam-se cinco, digo em alto e bom som, em letras garrafais que ele é um “show -man”, um verdadeiro mestre de cerimônia.

O engraçado é, que assim que escutamos os primeiros 'acordes' vindos das “pick-ups”, sabemos que o som é feito por ele, que os remixes das divas da musica Pop são dele. E como se não bastasse, as melodias que produz possuem aspectos épicos, de ópera moderna. Quando ele está presente, ao vivo, não tem para mais ninguém. Performático, bate cabelo, dublador, sorridente, carismático e regente. Sim, Offer Nissim não anima o publico do qual é o comandante, ele rége como ninguém os amantes do “Tribal House”. Diversão garantida. Falando nisso, o Dj dos Dj’s, apresenta-se novamente no Brasil, no dia 29 de Setembro em São Paulo.

Além de ‘vestir’ músicas conhecidas com as suas características, que inclusive são ‘hits’ de FM, como as de Nelly Furtado, Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Beyoncè e Madonna, ele dá vida para cantoras desconhecidas pelo grande público, mas de grande sucesso entre os freqüentadores de “disco clubs”, como é o caso de Maya, Suzanne Palmer e Kristine W. As músicas tocadas por ele, geralmente possuem vocais poderosos e as letras falam de amor, seja ele bem resolvido ou não. E o que importa é que todos que estão ali sabem pelo menos os refrões e aplaudem as 'performances' de Offer Nissim. A noite não seria a mesma se ele apenas soltasse o som!

Todas as vezes que vi Offer Nissim entrar em cena, posso confessar, senti um arrepio e me diverti como nunca. Claro que para uma festa ser especial, você precisa estar na mesma freqüência que ela. Mas é impossível não fazer reverência, na minha opinião, a um dos maiores Dj’s da atualidade. Como ficar indiferente a “Alone”, “First Time”, “Free My Love”, “Cinderella Rockfella”, “Isaac”, “I Wish I Din’t Miss You”, “For You Love”, “Fascinated”, “Manureva” e até “Joe Le Taxi”? Só por isso já vale a pena estar ali, ouvindo, vendo, sentindo e sendo arremessado para um lugar que ainda não sei o nome, mas é lá que sempre encontro o meu amor, meus amigos e a felicidade de sentir que a vida pulsa, independente de quem você seja. Offer doa, transforma, oferece com maestria o poder de simplesmente divertir, algo fundamental para a existência humana e sendo assim desde que o mundo é mundo.